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Distribuição DF-e (Pedido de Compra) - 137 / 656 - Rejeicao: Consumo Indevido

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SEFAZ RESPONDEU: Conforme informações da Sefaz não há documentos a serem retornados.
Sabemos por base histórica que se trata de uma restrição ou indisponibilidade dos servidores (site) da Sefaz.
Sugerimos uma nova consulta após XXX.

Rejeição: cStat137 / cStat=656 - Consumo Indevido. Deve ser aguardado 1 hora para efetuar nova solicitação caso não existam mais documentos a serem pesquisados. Tente após 1 hora.
Se não existir mais documentos a serem retornados (cStat=137) o usuário deve aguardar uma hora
para realizar nova consulta. A realização de novas consultas em 1h, após receber a mensagem
cStat137, gerará o uso indevido, retornando cStat=656. Nesse caso, o CNPJ é bloqueado por 1 hora,
sendo impedido de realizar novas consultas nesse intervalo. Decorrido o intervalo de tempo,
o desbloqueio será automático.

Rejeição: Consumo Indevido. Tente após 1 hora.
As consultas foram bloqueadas pois a última pesquisa foi realizada com o ultNSU diferente do número esperado pela Sefaz.
O Sisloc já atualizou corretamente o ultNSU para a próxima pesquisa a ser realizada.

SOLUÇÃO: 

Deve-se atualizar o Sisloc para versão a partir da <22.2.58.27 / 22.7.19.6 / 22.8.34.4> e verificar a documentação abaixo!

Referente aos erros na consulta das Notas Fiscais no Pedido de Compra(Distribuição DF-e) e importação de NFe, a NT2014.002v1.12(link) foi atualizada de acordo com as Novas Regras de Uso Indevido do Web Service de distribuição de documentos fiscais eletrônicos.
Segue abaixo resumo das novas regras!

Ao realizar uma consulta no Pedido de Compra(Distribuição DF-e), se não existir mais documentos a serem retornados, exibirá a mensagem de código cStat137, o usuário deve aguardar uma hora para realizar nova consulta. A realização de novas consultas em 1h, após receber a mensagem cStat137, gerará o uso indevido, retornando cStat=656. Nesse caso, o CNPJ é bloqueado por 1 hora, sendo impedido de realizar novas consultas nesse intervalo. Decorrido o intervalo de tempo, o desbloqueio será automático. “Rejeicao: Consumo Indevido. Deve ser aguardado 1 hora para efetuar nova solicitação caso não existam mais documentos a serem pesquisados. Tente apos 1 hora ou o tempo sugerido na mensagem.

Se o UltNSU estiver diferente do salvo no Sisloc, isso só ocorre se outra empresa, contabilidade, ou serviço faz essa busca também, então a SEFAZ retorna informando que o último NSU está errado, então o Sisloc atualiza este número, e somente depois de 1hora é possível fazer o envio de novo!

As consultas por chave de acesso para importação de NFe e por NSU foram construídas para permitirem ao usuário buscar pontualmente alguma NF-e e de um período retroativo máximo de 90 (noventa) dias. 

Será permitido um número limitado de consultas por chave de acesso ou NSU em um período de 1hora. Se o usuário continuar consultando após atingir o limite de consultas por chave de acesso ou NSU em 1h, retornará a mensagem 656 – Consumo indevido – ultrapassou o limite de 20 consultas por hora. Nesse caso, o CNPJ é bloqueado por 1 hora, sendo impedido de realizar novas consultas nesse intervalo. Decorrido o intervalo de tempo, o desbloqueio será automático.

Observação: Em quaisquer tipo de consulta, quando o usuário receber a mensagem 656 – consumo indevido, deve aguardar 1hora ou o tempo sugerido na mensagem. Se retomar a consulta antes de completar 1 (uma) hora, o tempo é zerado e a contagem reiniciará até completar 1hora.

Caso o UltNSU esteja diferente entre a SEFAZ e o Sisloc, o erro vai ser retornado, pois isso somente ocorre se outra Empresa, Contabilidade, ou Serviço também esteja fazendo essa busca/consulta, logo a SEFAZ retorna informando que o último NSU está errado, o Sisloc atualiza este número e somente depois de 1hora é possível fazer o envio de novo!


Deste modo mesmo após a atualização do Sisloc para versão a partir da <22.2.58.27 / 22.7.19.6 / 22.8.34.4> a mensagem de erro vai ser exibida na primeira consulta, pois o Sisloc vai buscar o último NSU na SEFAZ, assim recomendamos que aguarde o tempo sugerido na mensagem, para realizar a consulta(carregamento) novamente para que as NF-es sejam buscadas/atualizadas! 

Para que não fique sem cadastrar os Pedidos de Compra devido a diferença do NSU e/ou falha na SEFAZ, sugerimos utilizar o processo de importação por XML, que pode ser consultado através do Sisloc em Minutos: Como Importar XML de Entrada e/ou utilizar o processo "Informar Chave NFe"

Caso o problema persista, ocorrendo de NF-e não ser carregada, favor entrar em contato com a SEFAZ para análise do problema!

Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente!

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