Qual a sua dúvida?

Fiscal: Configurações NF-e versão 4.0

Seguir

A partir do dia 02/08/2018, a versão 4.00 da Nota Fiscal eletrônica entrou em vigor com a única versão disponível para emissão do documento fiscal.

Para realizar a emissão da NF-e versão 4.00 pelo Sisloc será necessário realizar as configurações detalhadas abaixo:

  1. Atualizar o Sisloc para a mais recente da versão 18.7. A partir desta versão o Sisloc se encontra pronto para realizar a emissão da nota fiscal;
  2. Possuir certificado digital que não esteja vencido, seja A1 ou A3;
  3. Acessar o cadastro da Empresa (Opções > Configurações > Empresa) e realizar a parametrização de cada empresa que desejar emitir a NF-e;

IMPORTANTE: Para clientes multiempresa será necessário realizar a configuração para cada empresa no Sisloc. 

a) Acessar a aba Tributação e verificar se o campo Versão NF-e está configurado como 4.00;

b) Configurar também o campo Tipo de Emissão (Criptografia) de acordo com as opções que serão listadas abaixo:

TIPO DE CRIPTOGRAFIA

Umas das principais mudanças da versão 4.00 da NF-e foi a criptografia utilizada para transmissão dos dados entre o contribuinte e a SEFAZ. Com isso, para realizar a transmissão do documento fiscal será utilizado o protocolo de criptografia chamado TLS 1.2. Este protocolo não é nativo para todas os sistemas operacionais Windows, sendo necessário (em alguns casos) instalar pacotes de atualizações para habilitar a transmissão destes dados corretamente por este protocolo TLS 1.2.

Os sistemas operacionais Windows XP e Windows Server 2003 não possuem nenhuma atualização para ser instalada e assim não poderão ser utilizados para emissão da NF-e 4.00.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opção libCapicom poderá ser utilizada para certificados A1 e A3. Será necessário configurar nas Opções da Internet para utilizar a criptografia TLS 1.2. Para isso, acesse as Opções da Internet, clique na aba Avançadas e role a barra de rolagem até o final. Marque as opções

  • Usar TLS 1.0;
  • Usar TLS 1.1;
  • Usar TLS 1.2;

obs: A partir do dia 30/01/2020, o Ambiente de Autorização dos DF-e deverá suportar unicamente o protocolo de comunicação TLS 1.2, conforme previsto na documentação técnica, vide NT 2016.002 da NF-e e NT 2017.002 do CT-e.

 

Opção libWinCrypt poderá ser utilizados para certificados A1 e certificados A3. Para esta opção não é necessário configurar as Opções da Internet do Windows.

IMPORTANTE: Para as duas opções listadas acima, poderá ser necessário instalar a(s) atualização(ões) do Windows. Abaixo os links das duas atualizações que poderão ser instaladas caso seja exibido alguma mensagem de erro (Por exemplo: Erros 12175 ou 12030) durante a emissão ou durante a consulta ao webservice

https://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=2992611

https://www.catalog.update.microsoft.com/Search.aspx?q=3140245

Após abrir o link, será necessário selecionar a versão correta do Windows do cliente (observar também o fato do Windows poder ser 32 ou 64 bits).

Para obter uma lista simples de hotfix(Atualizações) e identificar se estão instaladas no computador, execute no prompt (cmd) o comando: wmic qfe get hotfixid

Caso não localize a KB2992611 e KB3140245, deverá Atualizar o MS Windows e/ou instalar as duas Atualizações disponíveis nos Links acima.

hotfixid.jpg

 

Opção libOpenSSL poderá ser utilizados apenas para certificados A1. Esta opção não depende de nenhuma atualização do Windows. Para utilizá-la será necessário configurar no Cadastro de Série da NF-e os campos Diretório e Senha do Certificado Digital (mesmo se os campos do Nº Certificado Digital e Dt. Expiração Certificado já estiverem devidamente preenchidos). Também é recomendável para esta opção criar uma pasta chamada “Certificado” no diretório padrão e colocar o arquivo do certificado neste diretório. Assim funcionaria corretamente para clientes que são 3 camadas e 2 camadas.

obs: Caso o acesso ao Sisloc seja por TS, instalar o Certificado diretamente no(s) usuário(s) do TS que executa o Sisloc no MS Windows.

 

 

 

Comentários

Powered by Zendesk