Problema:
Cliente alega que Receita Federal exige que toda nota de remessa de locação deve ter uma nota de devolução. O mesmo deseja saber quais recursos o sisloc possui para atender a essa necessidade.
Solução:
A solução atual do Sisloc é:
- Remessa
1) É possível marcar o parâmetro geral para que seja obrigatório gerar nota de remessa para todas as remessas. Caminho para a alteração: Iniciar > Parâmetros > Geral > Nota Fiscal > Notas fiscais de locação utilizadas > NF remessa p/Locação.
2) A remessa que não tiver nota gerada ficará com o status "Nota de remessa a gerar"enquanto a nota não for gerada após a expedição. Ao gerar a NF, a remessa vai para o status "concluída".
- Devolução
1) A nota de devolução deve ser emitida pelo locatário ou pelo locador (na impossibilidade do locatário emitir).
2) Caso o locatário emita, na versão 16.2 e anteriores deve ser informado os dados da NF no campo "Dados NF cliente". A partir da versão 16.3, existe o controle para importar o XML do cliente, bem como ter os demais dados da nota.
3) Pode ser verificado no relatório "Relatório de Equipamentos sem NF devolução" as notas de devolução que ainda estão pendentes. este relatório pode ser encontrado em:Iniciar> Locação > Relatórios > Relatório de Equipamentos sem NF devolução.
4) Opcionalmente, pode ser usado um controle a mais, que é habilitar o processo de conferência da devolução. Ao utilizar esse processo, enquanto não for feita a conferência, a devolução não ficará como concluída. Para habilitar este processo, desmarque o parâmetro geral "Devolução/Indenização realizar processo de conferência automaticamente". Este parâmetro está localizado em: Iniciar > Parâmetros > Geral > Ficha de locação.
Com este parâmetro desmarcado, ao ser efetuada a recepção, a devolução ficará no status "Aguardando conferência". Para mudar a devolução para concluída deve ser executado o processo "Realizar conferência" na respectiva devolução.
Comentários