Certificados digitais A1:
São certificados digitais válidos por 1 (um) ano, que ficam armazenados no próprio computador do cliente, por isso, não são portáveis. Recomendamos ao cliente que esse tipo de certificado tenha uma cópia de segurança (backup) em CD ou outra mídia portátil.
O certificado digital A1 tem o par de chaves pública/privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado. A chave pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC), com a solicitação de emissão do certificado, enquanto a chave privada fica armazenada no seu computador, devendo, obrigatoriamente, ser protegida por senha de acesso. Este certificado só poderá ser instalado no mesmo computador em que foi efetuada a solicitação. O certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano.
Certificados digitais A3:
São certificados digitais portáteis, que são armazenados em Tokens (Pen-drives) ou cartão inteligente (utilizados por meio de uma leitora) que permite o acesso ao certificado em vários computadores diferentes. Apresentam nível de segurança superior.
O certificado digital A3 oferece maior segurança, pois o par de chaves é gerado em hardware (cartão inteligente ou token) que não permite a exportação ou qualquer outro tipo de reprodução ou cópia da chave privada. A chave pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC), com a solicitação de emissão do certificado, enquanto a chave privada ficará armazenada no cartão ou token protegida por senha de acesso, impedindo tentativas de acesso de terceiros.
Com o cartão inteligente ou o token, você pode transportar a sua chave privada de maneira segura, podendo utilizá-la onde você desejar.
Fonte: Sescon RS
A Sisloc recomenda comprar o certificado A1, pois este poderá ser enviado a Sisloc (via e-mail) para testes e depois devolvido ao cliente, já que este certificado é apenas um arquivo. Após a expiração deste certificado (1 ano) o cliente pode adquirir o A3.
ATENÇÃO: caso o cliente queira instalar o certificado A1 deve marcar a opção que permite exportar o certificado. Se isto não for feito o certificado A1 só poderá ser usado onde foi instalado. Caso este computador estrague ou o Windows pare de funcionar, o certificado será inutilizado. Por isso, a importância de se exportar o certificado e assim ter uma cópia (Backup).
Comentários