Ao tentar estornar um pedido de compra, se já houver movimentação de estoque efetuada, o sistema exibe uma mensagem de erro, que impossibilita o estorno.
O que fazer?
Acesse a tela de movimentações de estoque (Estoque > Movimentação de Estoque), aba "4-Concluído" e procure pelo ID (número identificador) que é exibido quando a mensagem de erro aparece.
Se não conseguir filtrar por este ID acesse o pedido de compra, na aba "1-Pedido de Compra", e clique no botão em frente ao campo "Estoque" ao lado direito dos campos.
Na tela exibida, clique na aba "3-Movimentação". Clique com o botão direito sobre a movimentação a ser estornada e escolha a opção "Estornar movimentação".
Ao verificar que algum dos materiais/equipamentos já teve saída, visualize uma ficha Kardex do mesmo. Ao filtrá-lo na ficha Kardex, marque a opção "Venda" e, no filtro data, informe uma data anterior à data da compra.
Com isso, será possível verificar se existem movimentações de saída. Por exemplo, se acusar que houve uma manutenção, com requisição desse material, será necessário efetuar o estorno desta saída que houve na OM e, após as correções necessárias, realizá-la novamente.
O problema se agrava para os casos em que a manutenção já esteja encerrada. O processo de estorno será mais longo, uma vez que existem outras situações envolvidas.
Após estornar a movimentação de requisição da OM, é possível estornar a entrada no pedido de compra.
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