O Sisloc é o software de gestão para locadoras #1 do Brasil. O único especializado em locadoras de equipamentos e atende em todo o território nacional.
Contudo, em algumas empresas, os usuários começam a reclamar de lentidão e nos casos mais extremos, impossibilitando o uso dos sistemas.
Caso o problema tenha se iniciado após atualização, uma nova versão pode trazer problemas na sua utilização, pois, tecnicamente, é inviável cobrir todos os cenários de uso do sistema durante os testes da versão. Podem ser necessárias novas atualizações para a resolução de algum problema.
Na situação que a lentidão é intermitente, a análise pode ser tornar mais complexa, pois ocorre somente em alguns momentos e/ou em alguns processos e pode levar mais tempo para que seja identificada sua origem, seja nos softwares da Sisloc ou no ambiente, como exemplo na rede, estações e/ou servidores.
Com o objetivo de sanar a instabilidade e lentidão nos Softwares da Sisloc, este documento resume algumas análises e ações que devem ser realizadas para que identifique e corrija fazendo com que os softwares funcionem de forma estável! Caso alguma dessas ações não sejam realizadas não será possível garantir e/ou prosseguir com a análise de forma eficiente.
1° Reiniciar o Servidor e Estações
-Liberação de recursos: Ao reiniciar, processos e serviços desnecessários são encerrados, liberando recursos valiosos como memória RAM e poder de processamento. Isso melhora a velocidade e a capacidade de resposta do seu computador;
-Solução de problemas: Reiniciar pode ajudar a resolver pequenos problemas que podem causar comportamentos estranhos, como travamentos ou aplicativos que não respondem;
-Atualizações de software: Algumas atualizações do sistema operacional e de outros programas são finalizadas ao reiniciar o computador. Isso mantém a segurança do seu equipamento e permite a disponibilização de melhorias e correções mais recentes;
-Limpeza de cache: Reiniciar ajuda a limpar arquivos temporários e cache, liberando espaço no disco rígido e melhorando o desempenho geral do sistema;
-Estabilidade do sistema: O reinício regular ajuda a manter a estabilidade do sistema operacional e dos programas. É uma prática preventiva que evita o acúmulo de erros e comportamentos indesejados.
2° Análise de desempenho da estação e/ou servidor
Processamento: Se o computador está com uso da CPU em 100%, basicamente significa que a CPU está funcionando em sua capacidade máxima. Neste ponto, seu computador está tentando fazer mais trabalho do que seu limite, então pode ficar lento.
O processamento não deve ficar constante(+20s) com alto índice de uso + 90%, pois pode faltar capacidade de processamento para outras tarefas.
Memória: O Random Access Memory, ou simplesmente RAM, é o responsável pelo armazenamento temporário de dados, como por exemplo programas em uso.
Caso a memória esteja constante acima de 90% pode faltar "espaço" para esse armazenamento temporário fazendo com que o computador fique lento, os softwares apresentem erros e/ou não respondam, programas e softwares travados entre outros, devido a falta de memória.
Disco: O disco rígido é responsável por armazenar as suas informações. No entanto, até mesmo os discos rígidos mais rápidos podem se tornar lentos, devido o disco estar cheio, danos físicos, fragmentação, vírus, tecnologia antiga entre outros.
A Sisloc recomenda upgrade para um SSD.
3° Testes de rede - Estações e Servidor
PING / Latência (Packet Internet Network Grouper) é uma ferramenta para diagnóstico que testa a conectividade entre um computador na rede de Internet. Este comando faz com que seu computador envie pacotes de dados a outro computador/servidor e aguarda se há resposta assim com o tempo de retorno da resposta.
Quanto menor o tempo de resposta, mais próximo (ou melhor rota) o servidor destino está referente a sua Conexão de Internet.
A Sisloc recomenda que a latência não seja maior que 50ms, pois acima disso vai causar lentidão!
Caso a estação e/ou servidor a rede seja via Wifi, se possível realizar os testes via cabo, pois redes Wireless podem apresentar oscilações de conexão.
4° Simulação dos processos que estão apresentando lentidão!
Caso a lentidão seja causada em alguma tela e/ou processo deve ser verificado se não é devido a um grande conjunto de dados que estão sendo exibidos ou processados.
Exemplo: gerar algum relatório sem filtros dependendo da quantidade de registros é normal que leve um tempo para ser exibido.
Gerar vários faturamentos, devido a quantidade de cálculos pode também levar a um tempo maior de processamento.
Na situação que a lentidão não é devido nenhum desse exemplos, o Suporte da Sisloc realiza os testes no Servidor e em diferentes estações para identificar se é um problema geral ou especifico.
Pode ser necessário também desativar antivírus, fechar todos os outros softwares em execução,
sendo necessário se possível apoio de sua TI.
Considere também verificar se o Servidor e Estações atendem os requisitos mínimos.
A Sisloc vai atuar em busca de uma solução definitiva, com a urgência que a situação demanda. Não há um prazo para solução total das funcionalidades do Sistema. Os usuários serão avisados quanto à normalidade dos Softwares!
Fontes: https://www.tcees.tc.br/ajuda/qual-a-importancia-de-reiniciar-o-computador/
https://brasilcloud.com.br/tutorial/como-testar-ping-em-sua-conexao/
https://www.controle.net/faq/servidor-lento-como-melhorar-a-performance-do-sistema
https://recoverit.wondershare.com.br/computer-problems/cpu-at-100.html
https://br.easeus.com/partition-manager-tips/resolver-alto-uso-de-memoria-ram-cpu-windows-10.html
Comentários